Quem Somos

Home / Quem Somos

A idéia da construção da ABEGUI, iniciou-se tendo como exemplo a avó paterna dos fundadores da instituição. Dona Guilhermina, nasceu em 15/01/1893, em Lavras, bairro próximo à Embu-Guaçu interior de São Paulo.

Guilhermina Maria de Jesus, casou-se aos 14 anos, residia no mesmo bairro onde nasceu e já com seu primeiro filho, assistia aos doentes da região com chás caseiros e fazia partos.

Dona Guilhermina amparava em sua casa, crianças órfãs que chegavam ao conhecimento dela. Mensalmente ela caminhava de Embu-Guaçu até a Santa Casa, no centro da cidade de São Paulo, para que essas crianças fossem examinadas pelo médico.

Sua vida sempre foi cheia de dificuldades, porém ela conseguia sustentar o marido doente e os dez filhos com o dinheiro que recebia da Santa Casa. Apesar de toda dificuldade não se lamentava. Na maioria das vezes, quando era chamada para fazer um parto, em local distante à altas horas da noite,nunca negou-se ajudar e também nunca cobrou nada por isso, pelo contrário, foram muitas as vezes que levava o pouco de alimento que tinha, para dar a senhora que acabara de ter seu filho.  Ela sempre dizia que, agradecia à Deus por nunca ter morrido uma só criança em suas mãos.

A partir da história de D. Guilhermina, ficou para seus descendentes que, se ela com sua pobreza quase absoluta praticou a caridade e a assistência social, como nós que hoje estamos em uma situação bem melhor, por conta da própria evolução e facilidades do planeta poderíamos fazer muito mais pelos nossos irmãos menos favorecidos.

Então usando a história de D. Guilhermina como inspiração, em 19/03/2000 é fundada a ABEGUI

Inicialmente os trabalhos da ABEGUI ficaram centralizados em abrigar o idoso com vinculo familiar rompido, assim chegaram os primeiros moradores. Com o passar dos tempos fomos percebendo que o nosso trabalho era mais amplo, e passamos a receber pessoas em situação de vulnerabilidade, e de várias idades.

O objetivo hoje da ABEGUI é acolher pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, resgatando sua dignidade, cidadania e auto-estima, suprindo-lhes as necessidades básicas como: moradia, saúde e alimentação, garantindo proteção integral e privacidade, com atendimento personalizado e assegurando a autonomia de acordo com o perfil de cada conivente; favorecendo também quando possível o convívio familiar. 

A ABEGUI vem ampliando seus trabalhos assistenciais, atuando no atendimento às famílias da comunidade do entorno, trabalhando em favor daqueles que mais necessitam, visando o bem estar social, espiritual e emocional.

A ABEGUI não recebe ajuda financeira de nenhum órgão público, é auto-sustentável. Sua renda quase que total provem dos bazares que acontecem as 4° feiras, 6° feiras e domingos, onde são vendidas todas as arrecadações de doações recebidas, é através de doações e atos de solidariedade que conseguimos dar continuidade aos nossos trabalhos.